Museu da Diversidade Sexual comemora aniversário de três anos com nova edição de “Homofobia Fora de Moda”

Exposição traz coletânea de ilustrações dos concursos realizados pela Casa de Criadores, em parceria com a Secretaria da Cultura do Estado, para combater a discriminação

 

O Museu da Diversidade Sexual, equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo, convida o público a visitar a exposição “Homofobia Fora de Moda”, em curta temporada gratuita de 10 de março a 3 de maio de 2015.

A mostra teve origem em um concurso idealizado pela Casa de Criadores, com o objetivo de estabelecer uma cooperação entre o poder público e a indústria da moda, com a intenção de promover a cidadania da população LGBT e enfrentar a discriminação sofrida por lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais.

O tema inicial, “Homofobia Fora de Moda” deu nome ao projeto. Em seguida, “Laços Afetivos” e “Cartão Vermelho Para a Homofobia” serviram de inspiração para que pessoas do Brasil inteiro criassem ilustrações que, posteriormente, seriam estampadas em camisetas.

Desta vez emolduradas, imagens selecionadas a partir dos três concursos ficarão expostas ao público em comemoração ao aniversário de três anos do Museu da Diversidade Sexual.

 

SERVIÇO:

Museu da Diversidade Sexual

Exposição: “Homofobia Fora de Moda”

Quando: de 10 de março a 3 de maio de 2015

Onde: Estação República do Metrô – Piso Mezanino, loja 518

Funcionamento: de terça a domingo, das 10h às 20h

 

Sobre o Museu da Diversidade Sexual

Criado em 25 de maio de 2012, o Museu da Diversidade Sexual é o terceiro do mundo e primeiro da América Latina relacionado à temática. Sua a missão é valorizar a diversidade sexual no Brasil por meio de ações de pesquisa, salvaguarda e comunicação do patrimônio material e imaterial, a partir da abordagem da história da população LGBT, do ativismo político e do legado sociocultural, entendendo seu papel importante e transformador da cultura brasileira. Até janeiro de 2015, o equipamento da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo já tinha recebido mais de 100 mil visitantes.

 

Sobre a Casa De Criadores

A Casa de Criadores é o maior evento lançador de novos estilistas da moda brasileira. Seguindo o calendário de lançamento de coleções (primavera/verão e outono/inverno) o evento acontece duas vezes por ano na cidade de São Paulo. Surgiu em maio de 1997, quando um grupo de jovens estilistas decidiu, em parceria com o jornalista André Hidalgo, promover um evento para lançar suas novas coleções. O objetivo principal era o de criar um espaço que permitisse a estes estilistas uma proximidade maior com o mercado da moda brasileira. Desde o começo o foco sempre foi a criação autoral genuína e a revelação de novos talentos que, a partir do evento, tivessem a oportunidade de impulsionar suas carreiras. Dessa iniciativa surgia um evento que se transformou, no decorrer de sua história, na principal e mais visível vitrine da criação da moda brasileira.